Detox pós-natal: mais fama que proveito
- nutrimargaridaribe
- 26 de dez. de 2023
- 1 min de leitura
Chama-se dieta detox à ingestão (normalmente feita após algum excesso alimentar) de alimentos predominantemente líquidos (sopas, chás, sumos, etc). O que poderia ser uma boa filosofia alimentar não fosse o facto de...não ter evidência cientìfica.
O nosso organismo possui ferramentas próprias de fazer a desintoxicação, através da eliminação por via urinária, fecal e biliar. No entanto, para que ocorra essa desintoxicação, é necessária energia, algo que este tipo de regime não facilita por ser demasiado restritivo. São necessários também micronutrientes como a vitamina B e E, zinco, selénio, que se encontram em défice nas dietas detox, o que dificulta a desintoxicação natural do organismo.
Talvez sinta maior "leveza" uma vez que existe maior introdução de água e verduras (que por vezes são alimentos que a pessoa não ingere habitualmente). Contudo, é quase certo que apareçam também dores de cabeça, náuseas, insónias, fraqueza (que por vezes leva ao desmaio) e ansiedade causadas pelo pouco aporte energético.
Como alternativa, pode adoptar certos comportamentos que permitam ajudar o organismo a recuperar dos excessos, tais como:
Aumentar a ingestão de água
Evitar bebidas alcoólicas
Fazer actividade física
Dormir pelo menos 8h por noite
Aumentar o aporte de vegetais e verduras
Consumir porções mais moderadas
Evitar açúcares refinados e refeições pré-cozinhadas.
Mais importante que tentar minimizar os estragos, é a prática consistente de um regime alimentar variado e equilibrado.

Comments